sexta-feira, 19 de junho de 2009

Texto 6

Postado por Nyh! Marinho. às 08:33

A construção do conhecimento sobre a escrita

Ana Teberosky e Teresa Colomer.




O texto relata o ponto de vista da criança ao aprender a ler e a escrever. Elas colocam em evidencia a forma como a criança constrói sua relação de aprendizagem com a linguagem e escrita.

As autoras colocam no texto a relação e a dificuldade que as crianças enfrentam na sua alfabetização. As dificuldades que as crianças enfrentam para a assimilação da língua escrita, não as tornam seres que apenas estão recebendo a informação a ser compreendida. Dentro deste campo de aprendizagem, as crianças despertam curiosidades para investigar e levantar hipóteses, essas situações são citadas pelas autoras.

Os caracteres influenciam muito na interpretação da leitura das crianças. Através da quantidade de caracteres as crianças levantam hipóteses e interpretam as formas e tipos de textos. A interpretação dos alunos em relação a intencionalidade comunicativa faz parte da alfabetização inicial, quando pode-se verificar se o aluno aprendeu ou não. Em alguns casos é a relação que os alunos fazem com os textos que servem para ler.

O nome e a relação que as crianças a serem alfabetizadas criam é o mais interessante do texto, para as crianças, a intenção da escrita é escrever o nome das pessoas e das coisas. Sua percepção sobre a capacidade e possibilidade da escrita só vem mais tarde, quando alcançam a capacidade silábico-alfabética.

O texto bem a nos esclarecer (mais uma vez) que a escola não é o único ambiente onde se obtém conhecimento, mas sim onde esses conhecimentos já adquiridos possam ser aprimorados. Que a criança não vai a escola para ser um ser passivo na construção do seu aprendizado, mas que lá ele possa desenvolver características que aprimorem seus conhecimentos. A criança não aprende tudo com o adulto e também não aprende tudo sozinha. O adulto é um auxiliador no processo da aprendizagem, e este não deve tolir a criança a cada erro, mas sim respeitar o tempo de cada uma, até que esta possa aprender e chegar a suas conclusões, não só sobre alfabetização, por si só.

0 comentários on "Texto 6"

 

Caixote Acadêmico Copyright © 2009 Paper Girl is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal