sexta-feira, 26 de junho de 2009

Síntese Conclusiva

Postado por Nyh! Marinho. às 11:05
Blog’s!

Blog’s são bons,
não matam árvores,
só precisam de fibra ótica e de água que corre pelo rio.
É mais vantajoso,
eu escrevo e não se apaga,
cachorro não come,
não cai na lama e não molha.
A única eventualidade maléfica é se falta luz.


Com essa minha profunda reflexão, eu começo a colocar as minhas impressões sobre a construção deste portfólio.

Primeiramente, como já citei aqui neste blog outra vez, a 1ª impressão que tive sobre a construção do blog como meio de produção me deixou muito contente, era a oportunidade de produzirmos algo. Esses dias tenho pensado muito sobre esse aspecto da pedagogia, somos todos muito críticos e nada, ou pouco produzimos. Quando eu relatei sobre não me adaptar a pressão de se escrever algo que o outro espera ler, não estava querendo me justificar pelas postagens q faltavam, embora pareça q fosse. Entendo os pontos q devem nos nortear, mas ter toda semana alguém que tenta impor o nosso comprometimento com a matéria fazendo-nos ameaças, não é o meio que eu, Elisete, acho pertinente e coerente. Como já disse no início deste texto, acho que o blog foi uma ótima idéia para nos tirar dessa redoma critica e nos fazer partir para o campo da criação, porém, acho q essa relação que se deu no começo do período fugia dessa linha, fazer resumos das aulas quando tínhamos sempre coisas p fazer, me pareceu estranho, pq saímos do novo e caímos no ‘coisas q faríamos em papel q passou a ser feita no blog’, exceto a criação do vídeo, que partiria para um campo mais de elaboração de projeto e etc.


Ponto positivo, fico contente em ver pessoas que não sabiam manusear as ferramentas q se viram diante do impossível, se assustaram, se desesperaram e hoje conseguem fazer coisas que eu, q tenho blog’s a algum tempo, não sei como eles fizeram. Estimulou grande parte dos alunos a meterem as caras diante do PC p escreverem, pesquisarem e etc.

Os conteúdos dos textos e as aulas em si, me ajudaram muito quando eu cai no campo prático da sala de aula, fiz a matéria “estágio 1”, e muitos exemplos e situações citados em sala de aula refletiam-se na sala em que fiz a observação, quanto a escolha dos textos e a temática desenvolvida pelo professor, só tenho a parabeniza-lo. Os discursos sobre "a criança não vem p escola como um vaso sem nada", que "devemos aproveitar todos os conheciemtnos que a criança trás consigo", "A escola formal não detém a sabedoria nem o conheciemtno pleno q deve ser passado p criança" não era novo p gente, mas especificamente, focado só em letramento e alfabetização infantil, foi novo...e muito proveitoso!

Em suma, acredito que o objetivo principal da disciplina que tem como intuito, Compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil, foi atingido, não só por mim, mas acredito que pela maioria da turma, foi uma boa matéria, foi um bom curso...com os problemas q surgem nas melhores turmas! Rs

Afinal de contas, aluno é aluno...seja ele com 3 anos ou com 53 anos. Acabei de me lembrar de um fato na escola que eu estagiei. A professora estava passando a letra ‘I’ para os alunos copiarem ou desenharem (como queira), e um aluno veio até mim quase chorando, dizendo que não sabia:

-Tia, eu não consigo, tia eu não consigo.

Insisti com ele para que ele tentasse fazer sozinho, ele começou a chorar dizendo que não conseguia. Pontilhei os ‘I’ para que ele pudesse cobrir, aí a professora me falou que eu não deveria fazer isso, pq ele conseguia, era charme. Logo após o recreio, ele veio de novo a mim para que eu pontilhasse os ‘I’ para que ele cobrisse, eu me neguei e ele fez sozinho e conseguiu fazer e fez bem. Rs

Aluno é aluno em qq lugar do mundo, tudo q fazemos não é por mal, é instintivo!

Quanta gente disse que não conseguiria fazer o blog? Quanta gente o fez e fez bem?! Rs




0 comentários on "Síntese Conclusiva"

 

Caixote Acadêmico Copyright © 2009 Paper Girl is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal