Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem.
O texto baseia-se nas teorias de Piaget. A autora trás os problemas cognitivos que desencadeiam a dificuldade de algumas crianças para desenvolver a leitura e escrita.
Emilia ferreiro caracteriza o processo de leitura em três fases.
A primeira fase caracteriza-se pela identificação de letras que não coincidem com o som. A criança não consegue identificar o som ao que está escrito, mas reconhece que as letras querem dizer algo que está sendo dito.
A segunda fase, a criança já consegue reconhecer algumas letras, porém não as identificam juntas. Ainda não são capazes de ler o codificar totalmente o que elas querem dizer.
A terceira e última fase a silábica alfabética, a criança já tem um domínio sobre a escrita, conseguindo compreender a lógica da leitura e da escrita. Nessa fase geralmente a criança já tem uma relação com as operações matemáticas.
Essa relação matemática quando compreendida auxilia muito a criança na aprendizagem da escrita, segundo a autora, a criança utiliza dos número de letras para significar algumas palavras no plural. Outras vezes utiliza do uso de uma única palavra para remeter tora uma oração.
A autora relata que todo tipo de experiência no processo de aprendizagem da escrita e leitura tem que ser observada e tratada com cuidados e sem repressões, para que as crianças não sintam-se incapazes e nem percam o estimulo da leitura.
0 comentários on "Texto 5"
Postar um comentário