Núria Ribeira
O texto vem a desmistificar a idéia de que a criança chega à escola sem nenhum conhecimento prévio de nada. A criança ao entrar na escola era vista como ser ignorante que precisava ser preenchida com todo o conhecimento que a escola pudera lhe fornecer. Utilizar do conhecimento que a criança trás consigo para a construção de seu aprendizado. Tinham a visão empirista que, as crianças fossem meras “tabulas rasas”, que estavam apenas incumbidas de receber todo o conhecimento que a escola pudesse lhe fornecer. Ignorando assim todo o conhecimento do construtivismo e o socioconstrutivismo. As autoras vem reforçar a idéia de que a escola não é a detentora de todo o conhecimento que um ser pode adquirir.
Tendo início a lógica de que a criança desde sempre tem contato com o mundo letrado, acreditar que o único contado com a escrita ou meio de comunicação que ela adquirirá é na escola é um equivoco. A relação com o mundo letrado se dá com o contado da criança com o mundo, quando ela vê uma logomarca e consegue identificar o produto, ou ela vê uma tirinha em quadrinhos e consegue identificar a mensagem mesmo sem saber o que está escrito.
Quanto maior o contato da criança com esse tipo de material de escrita ou mesmo de leitura. Melhor será sua capacidade de absorção de novas palavras. Para prática de leitura e a codificação das palavras, é necessário sempre manter a criança em contato com o mundo da comunicação, estimula-la a ‘ler’ mesmo antes de ela reconhecer as letras.
0 comentários on "texto 3"
Postar um comentário