Objetivo:
Fazer com que as crianças pratiquem o antigo ditado só que de forma mais descontraída.
Analisar a qualidade da leitura e compreensão dos alunos.
Trabalhas música com as crianças.
Descrição da atividade:
Levar um CD e um rádio para a sala de aula, entregar para todos os alunos uma folha com a música escrita e com espaços vagos de algumas palavras, neste caso deixaremos os espaços a ser preenchidos por verbos. Que depois perguntaremos qual seu tempo verbal.
A música será:
O leãozinho
Caetano Veloso
"Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
Um filhote de leão raio da manhã;
Arrastando o meu olhar como um ímã...
O meu coração é o sol, pai de toda cor;
Quando ele lhe doura a pele ao léu...
Gosto de te ver ao sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar ao sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar"
As palavras em vermelho no caso serão as palavras a serem preenchida pelos alunos, a vantagem desta música para as crianças é que ela tem muitas repetições e é lenta o que auxilia a compreensão dos alunos.
6 anos.
Argumentação:
As crianças além de treinarem sua capacidade de compreensão iam treinar a escrita, e a professora no caso eu, perceberia se eles já estavam inteirados dos tempos verbais, para que se caso ainda não estivessem, seria dado um foco maior para essa questão. E as crianças iam ouvir MPB (isso é piada) rs.
2 comentários on "Ditado Musicado"
Valeu a atualização do blog! Agora, precisamos pensar nas atividades. Algumas observações para direcionar suas reflexões:
1. As atividades a serem criadas devem ser direcionadas para crianças até 6 anos. A nossa disciplina é focalizada para a Educação Infantil. Estas atividades que sugeriu podem permanecer aqui, mas com este esclarecimento. É preciso pensar nas atividades para a Educação Infantil.
2. Os objetivos que são o foco para a elaboração das atividades são aqueles que estáo na página 11, do texto "Processos iniciais de leitura e escrita", de Rosineide Magalhães. As reflexões devem se relacionar com o texto lido e discutido.
Se houver alguma dúvida, entre em contato.
Oie quando estava lendo seu blog passei rápido pela foto do leão e pensei que fosse vc com sua vasta cabeleira vermelha, uauauua, to de brinc só passei para lhe mandar bjkas. fui
Wagner Roberto
Postar um comentário