sexta-feira, 15 de maio de 2009

Genero textual e Tipologia textual

Postado por Nyh! Marinho. às 06:41
Essas duas definições diferem-se nos seguintes aspectos:

Os generos textuais definem-se como as diferentes formas textuais na literatura sejam eles a cronica, poesia, contos, sonetos e etc. Os generos textuais não se limitam só a essas formas mais "formais" da escrita, caracteriza-se também pelas formas de comunicação a exemplo, uma conversa ao telefone, um e-mail, uma carta e etc.


Os tipos textuais já se caracterizam pela sua forma ou estrutura. Reconhece-se hoje cinco tipos textuais, são eles: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.

A grande diferença entre generos textuais e tipos textuais é o fato de que os generos textuais são quase que infinitos, sem muita delimitação, já os tipos textuais são limitados nas especificações citadas a cima.




1 comentários on "Genero textual e Tipologia textual"

Unknown on 16 de maio de 2009 às 06:19 disse...

Vocë apresenta algumas ideias coerentes com os conceitos. Entretanto, as diferenças entre os dois conceitos não se restringem ao que vocë apresentou. Há outras. Na verdade, os conceitos são interdependentes e complementares. Pense a respeito. Leia o texto que se encontra no seguinte endereço:
http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html
A partir dele, sintetize os conceitos.

 

Caixote Acadêmico Copyright © 2009 Paper Girl is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal